Integração com a Receita Federal

De wiki.verde.rj.def.br
Ir para navegação Ir para pesquisar

Consulta do CPF pela API da Receita Federal

O sistema consegue consultar um CPF através de uma API da Receita Federal. Essa integração faz uma consulta ao CPF, nos retornando o que consta no cadastro da pessoa na Receita Federal, sendo o CPF válido, podendo trazer muitos dados, facilitando o cadastro no sistema e a conferência desses dados. Ressaltamos que os dados podem estar desatualizados, pois se a pessoa não declara imposto, esses dados podem ser antigos no cadastro da Receita Federal.

Como consultar?

  1. Faça a busca por pessoa, indo pelo menu → pessoa
  2. Digite o CPF a ser pesquisado
  3. Clique no botão "Buscar"

Para evitar duplicidade no cadastro, o sistema verifica se existe algum cadastro com o CPF informado.

Obs.: Aconselhamos fazer a busca pelo nome também, pois a pessoa pode ter sido cadastrada sem informar o CPF. Essa busca deve ser feita sem informar o CPF, pois se no cadastro o CPF não foi informado, a busca não retornará nenhuma informação.

Próximos passos

Essa busca pode trazer a pessoa cadastrada ou informar que não foi encontrado nenhum resultado. O que podemos fazer?

Se não trouxer nenhum resultado, podemos incluir a pessoa.

Se a pessoa for encontrada, podemos visualizar o cadastro e verificar se o CPF está validado na Receita Federal. Para verificarmos, podemos ir diretamente na página de edição do cadastro, clicando no "lápis" ao lado direito do nome da pessoa:

  • Se o CPF ainda não tiver sido validado, basta clicar no botão "Pesquisar na Receita".
  • Os dados retornados podem estar em conflito com algum dado informado no cadastro. Confira e atualize se houver necessidade.
  • Ao terminar a verificação, Clique no botão salvar.

Se a pessoa for encontrada e o CPF está validado na Receita Federal, podemos conferir se os dados estão atualizados, para mantermos nosso cadastro sempre o mais completo possível.

Os dados verificados com o cadastro existente na Receita Federal, aparecerão com um "check" ao lado direito do campo.

Algumas regras que devem ser observadas

  • Uma vez consultado o CPF e o cadastro salvo, esse CPF não poderá mais ser editado. Portanto confira com atenção se o número está correto e os dados são realmente da pessoa que está sendo assistida pela Defensoria, ou de alguma parte envolvida que necessita cadastro.
  • Os demais campos podem ser editados, mas perderão o "check" da validação com a Receita.
  • O endereço retornado no cadastro, pode não estar de acordo com o formato que utilizamos no Verde, então pode ser que seja necessário editá-lo. Orientamos verificar o CEP também pela nossa Integração com os Correios.